Vinicius Carvalho

Vinicius Carvalho

iOS Engineer. Developer and more.

© 2024

Dark Mode

SwiftUI - Uma aventura distante?

Olá bacharéis e diplomatas, em um outro post eu explico o porque dessa denominação rs, no post de hoje irei abordar um pouco do que vi e ouvi sobre SwiftUI, algumas aventuras e alguns cursos também que andei fazendo nesse período.

No ano passado a Apple lançou o nosso ilustríssimo SwiftUI que viemos aqui falar, o que foi uma mudança significativa, visto que antes tinhamos o desenho em tela, o famoso arrasta e solta das Storyboards e Xibs, para uma abordagem toda via código como é na nova abordagem. O Flutter é bem parecido com o esquema de Widgets e tem certa semelhança esquema de estados para o manuseio de dados, assim como o SwiftUI também tem um esquema de observables e states, mais a frente eu vou deixar alguns links para saber mais sobre os dois.

Feito essa curtíssima introdução e com alguns links para saber mais, cá estamos para saber se esse SwiftUI é uma aventura tão distante assim ou não…

No final do ano passado, comecei a fazer um curso do Meng To, lá tem 3 cursos de SwiftUI começando do zero mesmo, desde o hello world até subir o app na Apple Store, fiquei interessado e assinei o curso. Consegui ter um overview excelente para poder me aventurar sozinho e criar algo com o SwiftUI, mas ainda sentia falta de uma estrutura básica e dos problemas reais na vida de um desenvolvedor. Por exemplo o porque que a Navigation Bar em SwiftUI é tão traumática, o de não trabalhar mais com o famigerado TableView / CollectionView e sim com VStacks e HStacks, alguns erros que o próprio Xcode não definia bem se era um parâmetro que estava faltando ou simplesmente uma nomeclatura, esse tipo de coisa sabe? Mas isso só vem com o tempo e quebrando a cabeça, não tem jeito!

Uma outra dica importante e acho que deveria ter começado por aqui era o curso do Paul Hudson, 100 days of SwiftUI, excelente, me fez entender muita coisa que ficou perdida no outro curso que fiz do Meng To.

Um repositório que contém bastante coisa legal é o Alfian, tem alguns projetos interessantes que ele mostra em vídeo e também consta com os repositórios no Github caso queira ver os códigos, é super válido também.

Queria me aprofundar mais e resolvi fazer um outro curso já que não consigo ver diariamente ou aplicar esses conhecimentos no trabalho. Este tem basicamente mão na massa e digamos que seja um SwiftUI 2.0 rsrs. Acredito que na semana que vem trago mais detalhes sobre o que vi e o que ando aprendendo por lá.

Mas se você como eu trabalha em uma aplicação gigantesca e difícil de subir versões de iOS, acreditamos que a realidade do SwiftUI e de usá-lo em produção esteja um pouco longe, ele só é aceito no iOS 13+ e precisa ter o macOS Catalina com o Xcode 11 para rodar ele e ver aquele bendito Preview, algo que a Apple deveria ter feito a muito tempo, por isso acredito que a grande maioria dos desenvolvedores tem vontade de testar, por a mão na massa, utilizar o SwiftUI em algo no dia a dia, mas ainda está muito cedo para dizer que é uma realidade no desenvolvimento.

O post dessa semana é isso e na semana que vem eu trago mais código e o que to achando do curso do Udemy que estou fazendo, abaixo vou deixar alguns links interessantes que tem atualização constante sobre a evolução do SwiftUI.

John Sundell

Antoine Lee

RayWenderlich, inclusive está rolando alguns bootcamps bem legais de assuntos em geral.

Até semana que vem!