Nos últimos tempos quem não utiliza alguma IA pode se sentir que está um pouco atrasado ou ficando para trás não é mesmo? Existem inúmeras hoje em dia, ChatGPT, Gemini, Deepseek, não irei entrar no mérito de explicar o que cada uma é qual modelo utiliza e como funciona, vou tentar abordar o uso do VSCode/Cursor com o Claude AI que é um Agent para diversas IDEs, mas aqui no caso iremos utilizar o Cursor. Há também uma atualização do Xcode 26 que traz muitas melhorias e integração com essas diversas ferramentas, vou deixar o link aqui para testarem caso estejam na beta, já que esse texto está saindo em agosto.
Vamos lá!
Setup IDE
Vamos começar baixando o Cursor, ele é free, mas tem algumas features que podem ser pagar com a inscrição de $20, uma vez instalado vamos para as extensões e brews necessárias para transformar nosso editor em uma ferramente bem melhor que o Xcode (?), só o tempo dirá!
Instalações
SweetPad
brew install xcode-build-server
brew install xcbeautify
brew install swiftformat
1) SweetPad
A instalação da extensão pode ser feita tanto no VSCode quanto no Cursor e para rodar o simulador é bem simples, é posseivel selecionar o ícone de um bombom na barra do Cursor e você conseguirá visualizar e buildar o seu projeto iOS.
2) Xcode Build Server
Responsável pelo auto-complete, ir diretamente para a definição, error highlight.
3) brew install ios-deploy
e Xcbeautify
Torna muito mais fácil a leitura no terminal diretamente nas IDEs e errors logs.
4) Swift Language Support
Importante para termos a leitura correta do Swift nas IDEs
Setup projeto
Aqui eu vou utilizar o Cursor que fica mais prático e estou tentando direcionar tudo por lá, mas também pode ser no VSCode. É necessário um projeto criado no Xcode ou você também pode criar um do zero para depois abri-lo diretamente no Cursor, após ter aberto o projeto,
Para conseguir gerar essa tela é necessário fazer o comando, CMD+SHIFT+P
e selecionar o Sweetpad: Generate Build Server Config
Isso irá criar o buildServer.json
e irá para a raíz do projeto e habilita o Xcode Build Server para funcionar com o seu diretório.
SweetPad para gerar o projeto tanto com Tuist, Xcodegen ou Build
Após isso e clicar no botão de running você também vai ver que há a lista de simuladores disponíveis para poder rodar o projeto,
Atenção Lembre-se de abrir o info.plist e verificar todas as permissões que são enviadas do seu app, para não ter nada de envio que não queira e aja alguma brecha.
Quais features você terá com o Cursor?
O que mais queria utilizar do Cursor era o autocomplete diretamente com o AI-based, porém isso também já possuímos no Xcode correto? Mas sabemos que isso não é tão bom… Aqui gostaria de tirar o melhor e mais completo dessa feature de acordo com o contexto do projeto e assim ter uma assertividade ainda melhor com o Cursor.
Inline Edit
Pressionando CMD+K
em uma linha vazia permitirá que gere código contextual a partir de qualquer prompt. Também podemos pressionar o CMD+K
em uma linha de código, o que irá incorporar o trecho de código revelante no prompt. Podemos a partir disso escrever um prompt solicitando uma refatoração ou qualquer outra coisa.
Chat
Podemos pressionar o CMD+L
que irá abrir o painel e nisso podemos escolher o modelo com quem podemos conversar e adicionar trechos de código, arquivos de acordo com o contexto, isso facilita e muito nosso trabalho. Aqui claramente poderíamos usar a interface do ChatGPT ou do Claude web de ambos, mas o Cursor permite que você fazer isso sem mudar de contexto diretamente no editor do código. Pra mim isso é o grande gap entre o Cursor e o Xcode hoje em dia e agiliza muito a codificação.
Composer
Esse é uma feature muito semelhante ao do Chat, mas é útil se precisamos editar e gerar vários arquivos. Acho que isso possa ser bom em projetos quando criados do zero, em projetos já estruturados não seja de grande valia para utilizar isso.
Considerações finais
Tenho estudado e visto bastante coisa para utilizar com IA e porque não unir essas ferramentas ao que trabalhamos durante todo o dia que é o iOS, já que o Xcode ainda não tem essa potência de conseguir utilizar diretamente no Xcode, sem ser no Xcode 26, essa é uma perspectiva de trabalhar no seu projeto iOS com um editor diferente e conseguir ter todas as ferramentas e até mais que o próprio Xcode.
Um texto simples e prático de algumas coisas que venho estudando nos útlimos dias, muito bom voltar a escrever e tentarei manter uma frequência maior e com assuntos que estou estudando.
Referências
https://dimillian.medium.com/how-to-use-cursor-for-ios-development-54b912c23941
https://www.reddit.com/r/ChatGPTPro/comments/1i00wmh/this_is_the_right_way_to_build_ios_app_with_ai/
https://wendyliga.com/blog/xcode-26-custom-model/